Links de Acesso

Piora estado de saúde de activista Mavungo preso em Cabinda


Aeroporto Cabinda
Aeroporto Cabinda

José Marcos Mavungo hospitalizado de emergência no fim-de-semana.

O estado de saúde do activista Marcos Mavungo está a agravar-se na penitenciária onde se encontra detido em Cabinda. Ele foi hospitalizado de emergência no passado sábado, 30.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:21 0:00
Faça o Download

De acordo com o seu advogado Francisco Luemba, o activista dos direitos humanos está a padecer de problemas cardíacos e outras complicações patológicas que, associadas às condições da cadeia, pioram a sua saúde.

Luemba não acredita que possa haver sensibilidade do Ministério Público para a libertação do activista não obstante a crítica situação do seu estado de saúde.

A situação é de pleno conhecimento do procurador provincial que recentemente o visitou na cadeia civil, mas Luemba lamenta que não seja nos casos dos crimes contra a segurança do Estado a entidade competente para ordenar uma liberdade provisória.

Francisco Luemba lançou um veemente apelo à sociedade angolana e à comunidade internacional a intervir na libertação do activista.

Marcos Mavungo foi detido no dia 14 de Março quando saía de uma missa na Igreja de Imaculada Conceição e as autoridades justificaram a sua detenção pelo seu envolvimento numa marcha sobre a violação dos direitos humanos e contra o que considera a má governação em Cabinda.

XS
SM
MD
LG