Links de Acesso

Huíla capacita técnicos para prevenir contra a dengue


Um especialista analisar mosquitos transmissores do dengue
Um especialista analisar mosquitos transmissores do dengue

Aanalistas aserem formados em 14 municípios

As autoridades sanitárias da Huíla estão em alerta máximo para eventuais casos de dengue na região.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00
Faça o Download


A formação de técnicos laboratoriais nos 14 municípios com vista a capacitá-los para o diagnóstico rápido e eficiente da doença que nalguns sintomas pode se confundir com o paludismo é a primeira medida preventiva tomada pelo sector da saúde.

O chefe do departamento de saúde pública e controlo de endemias da Huíla, João Kiala, garante que até ao momento nenhum caso de dengue foi diagnosticado e fala das medidas preventivas em curso.

“ Nesse caso a província da Huíla já tem as suas medidas preventivas. Estamos a formar os nossos técnicos para que eles possam ter conhecimento suficiente para poderem fazer um diagnóstico diferencial quando ocorrer casos que aparentemente pareçam ser de malária para nós podermos saber se é malária ou não,” disse

A formação dos técnicos de laboratório conta com o apoio da World Vision e abrange o pessoal dos 14 municípios que configuram a província da Huíla.

O diagnóstico correcto da dengue é a prioridade das autoridades que superintendem a saúde pública.

João Kiala disse por outro que a situação epidemiológica da província é estável;
“ Epidemiologicamente nós podemos considerar que a situação é estável não temos nenhuma patologia que possa pôr em causa a saúde da população e todas as medida estão a ser tomadas,” acrescentou

Números oficiais tornados públicos recentemente pelo ministério da saúde dão conta que entre Março e Abril do corrente ano foram diagnosticados 199 casos de dengue no país sendo que 197 em Luanda e 2 em Malanje.

A febre de dengue transmite-se pela picada dos mosquitos infectados com o vírus, sendo que a principal medida de prevenção é a protecção contra a picada de mosquitos, através do uso de roupas adequadas e da aplicação de repelente.
XS
SM
MD
LG