Links de Acesso

Jornalista Makuta Nkondo intimado pela PGR por artigo de opinião


Angola: Tribunal solicitado a libertar activistas das Lundas
Angola: Tribunal solicitado a libertar activistas das Lundas

Conhecido pelas suas criticas abertas ao governo e ao partido no poder em Angola diz reafirmar as suas opiniões até às últimas consequências.

O jornalista Makuta Nkondo foi intimado pela segunda a vez a comparecer junto da Procuradoria Geral da República esta quarta-feira, 5, para responder a uma queixa crime intentada por um grupo de figuras ligadas ao chamado “Processo dos 50”.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00
Faça o Download

O jornalista angolano está a ser interrogado por causa de um artigo de opinião publicado no Jornal Angolense, no qual ele insinuava que nem todas as pessoas ligadas ao processo eram propriamente políticos mas presos de delito comum.

Em declarações à VOA Makuta Nkondo, conhecido pelas suas criticas abertas ao governo e ao partido no poder em Angola, disse que não retira uma única palavra do que escreveu e que vai reafirmar as suas opiniões até às últimas consequências.

“Eu reafirmo que algumas figuras eram criminosos, assaltantes e violadores de mulheres”, declarou.

O editor chefe do Jornal Angolense foi igualmente notificado a prestar declarações à Procuradoria Geral da República sobre o mesmo processo.

O artigo de opinião Makuta Nkondo tinha sido retomado pelo semanário “A capital”, entrevistando o articulista.

A queixa foi apresentada em 2013 por sobreviventes do processo-crime movido pelas autoridades coloniais em 1959 em que estiveram envolvidos 50 angolanos, um dos quais o nacionalista Mendes de Carvalho falecido em Fevereiro último
XS
SM
MD
LG