Links de Acesso

Pemba cria condições para combater o ébola

  • Alvaro Ludgero Andrade

Hospital Provincial de Pemba instala tendas para isolar e tratar eventuais doentes.

Em Moçambique, a província de Cabo Delgado montou uma estrutura para receber eventuais doentes de ébola ou pessoas com sintomas da doença que já vitimou quase 1300 vidas na África Ocidental.

Felisberto Mendes, director do Hospital Provincial de Pemba, a principal unidade sanitária de Cabo Delgado, reconhece em entrevista à VOA que o ébola é uma ameaça mundial e que tudo deve ser feito para evitar a sua propagação. Por isso, tanto o hospital que dirige como as estruturas de saúde da província já tomaram medidas.

"Instalamos duas tendas no perímetro do hospital devidamente equipadas e preparadas para acolher eventuais casos", explica Mendes.

A situação sanitária na província é considerada estável por Felisberto Mendes. As doenças mais frequentes são a malária, que é endémica na região, as doenças respiratórias e diarreicas.

O director do Hospital Provincial de Pemba diz que a unidade de saúde está em alerta devido a um surto de dengue registado no início do ano e que deixou um saldo de 50 casos, embora sem qualquer vítima fatal.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG