Links de Acesso

Pedro Pires defende investimento nas áreas rurais em África


Pedro Pires
Pedro Pires

Antigo chefe de Estado cabo-verdiano participa em fórum internacional em Luanda.

O antigo presidente de Cabo Verde Pedro Pires aconselha as lideranças africanas a aliarem o crescimento urbano e a construção das mega-cidades à melhoria das condições sociais no meio rural para se evitar a migração das populações do campo para a cidade. Líder associativo diz que os conselhos do antigo estadista cabo-verdiano deviam ser acatadas pelas autoridades angolanas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:05 0:00
Faça o Download

Pedro Pires, que fala como convidado especial durante o II Fórum sobre Investimentos em Infra-estruturas Urbanas em África, que se realizam em Luanda, disse que o crescimento das cidades africanas, decorrente das migrações internas, tem acarretado problemas, tais como a concentração da pobreza e os bairros periféricos de lata, que por sua vez estão na origem do aumento da insegurança publica e instabilidade política.

O antigo presidente de Cabo Verde sustentou que o movimento das populações do campo para a cidade têm sido causados sobretudo pelo desenvolvimento desequilibrado entre os povos urbanos e os povos rurais, o que tem acarretado maior pobreza e a falta de serviços públicos de melhor qualidade para as populações rurais.

Por seu lado, o responsável da SOS Habitat Rafael Morais considera que em Angola as autoridades não têm sabido implantar pelo país infra-estruturas que permitam mitigar as assimetrias regionais e que deviam seguir o que disse Pedro Pires.

XS
SM
MD
LG