Links de Acesso

Pedro Pires considera Mascarenhas Monteiro "um grande Homem de Estado"


António Mascarenhas Monteiro, antigo Presidente de Cabo Verde, 1944-2016
António Mascarenhas Monteiro, antigo Presidente de Cabo Verde, 1944-2016

Primeiro Presidente eleito democraticamente em Cabo Verde morreu hoje.

O antigo Presidente e ex-primeiro-ministro de Cabo Verde Pedro Pires reagiu com consternação à morte nesta sexta-feira, 16, do também antigo Chefe de Estado António Mascarenhas Monteiro que, para para ele era "um grande Homem de Estado".

Numa declaração publicada na página do Instituto Pedro Pires, ele diz que vinha "seguindo com consternação o estado de saúde do Presidente Mascarenhas Monteiro e agora recebemos a notícia da sua morte. É com muita tristeza que recebemos essa notícia!"

Pires revela que o "Presidente Mascarenhas Monteiro era um amigo com quem mantinha relações de bastante proximidade e com quem trocava opiniões sobre o país, sobre a evolução da nossa sociedade".

Aliás, continua Pedro Pires, "foi um homem que sempre se preocupou com o futuro de Cabo Verde, com a libertação de Cabo Verde, mas também uma pessoa simples, com muita coerência”.

Pedro Pires, antigo Presidente de Cabo Verde
Pedro Pires, antigo Presidente de Cabo Verde

Ao fazer uma avaliação de Mascarenhas Monteiro na Presidência (1991-2001), Pedro Pires considerou que ele "teve um papel bastante importante no processo de transição política" que teve lugar em Cabo Verde nos anos de 1990.

"A ele se deve alguma contenção, a ele se deve a evolução do processo sem excessos, ou sem grandes excessos. Teria sido o homem que contribuiu para serenar os espíritos e garantir os direitos dos outros e, sobretudo, os direitos da oposição", lembra Pedro Pires, que continua: "Tinha estatura de Homem de Estado e sempre agiu como tal. Daí o equilíbrio dele, a isenção dele e a recusa de praticar actos que não fossem nem legítimos nem legais".

Além de prestar homenagem "ao amigo", Pedro Pires, que sucedeu Mascarenhas Monteiro na Presidência da República em 2001, diz querer "prestar homenagem ao Homem de Estado e espero que em Cabo Verde façamos algo para valorizar essa qualidade e o papel desempenhado pelo Presidente Mascarenhas Monteiro”.

O primeiro Presidente eleito democraticamente morreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, na manhã de hoje, depois de doença prolongada.

XS
SM
MD
LG