Links de Acesso

Paula Salgado, Investigadora Portuguesa e as Infecções Hospitalares

  • Renato Bittencourt

Paula Salgado

Paula Salgado

Estudou o mecanismo de ação de um fungo patogênico frandemente responsável pelas infecções hospitalares que tanto preocupam

A bioquímica e cientista portuguesa Paula Salgado está desde 2001 em Inglaterra, para onde foi obter o doutoramento em Biologia Estrutural, pela Universidade de Oxford.

Desde 2007 é investigadora associada no Imperial College de Londres.

Desde há 3 anos a Dra. Salgado tem estado a estudar, com a sua equipa, o mecanismo de ação de um fungo patogênico, Candida Albicans, um dos grandes responsáveis pelas infecções hospitalares que tanto preocupam os médicos.

Na sua própria apresentação a Dra. Salgado escreve: “Paralelamente a uma activa carreira como investigadora, sempre considerei essencial a capacidade de partilhar conhecimento e, mais importante, o entusiasmo de compreender como um processo ou um mecanismo particular funciona.”

Para alem da biologia estrutural, das proteínas e da ciência em geral, a Dra. Paula Salgado tem como interesses teatro e literatura.

Ouça na íntegra, a entrevista que a Dra. Salgado concedeu ao programa de saúde do Serviço Português da Voz da América, a propósito dos resultados da investigação que permitirá atacar as doenças provocadas pelo fungo, e que é a quarta causa das infecções hospitalares.

XS
SM
MD
LG