Links de Acesso

Parlamento guineense pede exoneração de Djá e nomeação de novo PM


ANP pede demissão de Baciro Dja
ANP pede demissão de Baciro Dja

Resolução foi aprovada por 75 dos 102 deputados, com quatro abstenções e ausência de 13 parlamentares.

A Assembleia Nacional Popular(ANP) pediu ao Presidente da Guiné-Bissau a exoneração do primeiro-ministro empossado na passada sexta-feira, 19, Baciro Djá e a nomeação de um novo chefe do Governo indicado pelo PAIGC.

A resolução apresentada pelo PAIGC, partido maioritário, foi aprovada com 75 votos dos 102 deputados na noite desta segunda-feira, 24.

Treze deputados estiveram ausentes e houve quatro abstenções, sendo três da bancada do Partido da Renovação Social (PRS) e uma do Partido da Nova Democracia (PND).

Além de discordar do decreto presidencial 06/2015", que nomeia o novo primeiro-ministro, o Parlamento recomendou às lideranças dos partidos políticos representados na ANP a "envidarem esforços no sentido de, em conjunto, avançarem com propostas de solução" a José Mário Vaz.

Os parlamentares reiteraram a necessidade da nomeação de um novo primeiro-ministro indicado pelo PAIGC, partido vencedor das últimas eleições, ouvidos os partidos com assento parlamentar.

A resolução lança ainda "um apelo a todos os órgãos de soberania" a assinarem "um pacto de estabilidade".

Em entrevista à VOA esta segunda-feira, o antigo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira admitiu que poderá não ser o nome a ser indicado pelo seu partido, o PAIGC, “se o problema é o relacionamento entre o Presidente e Domingos Simões Pereira”.

No entanto, Simões Pereira reierou que José Mário Vaz terá de recuar e volar a pedir ao PAIGC a indicação de um novo candidato a chefe do Governo.

XS
SM
MD
LG