Links de Acesso

Parlamento europeu vai se pronunciar sobre "caso Kalutepeka", diz a UNITA


Raúl Danda
Raúl Danda

Raúl Danda reitera pedido de investigação independente ao que considera ter sido o genocídio do Monte Sumi.

O Parlamento europeu vai tomar uma posição no próximo mês de Julho sobre os confrontos entre a polícia e os fiéis da seita A Luz do Mundo. A revelação foi feita hoje, 9, em conferência de imprensa em Luanda, pelo líder parlamentar da Unita, Raúl Danda, no final de um périplo por vários países. depois de ter visto imagens do massacre de fiéis da no Monte Sumi.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:44 0:00
Faça o Download

De acordo com os parlamentares da UNITA, as imagens exibidas na Europa e nos Estados Unidos mostram que houve de facto genocídio no monte Sumi no Huambo.

"O Parlamento europeu prometeu que no próximo mês vai tomar uma medida sobre este assunto", garantiu Danda, adiantando que tal decisão aconteceu depois de os parlamentares terem visto u vídeo que a Unita considera de genocídio no Monte Sumi, no Huambo.

O líder do grupo parlamentar do partido do galo negro assegurou que em todos os locais por onde passou a sua delegação, nos Estados Unidos e na Europa, a reacção às imagens foi de indignação.

"As pessoas indignaram-se com as imagens, uma coisa é ouvir dizer e outra bem diferente é ver imagens, custa-lhes acreditar que em pleno século 21 ainda existam regimes que tratem o seu povo desta maneira, todos eles prometeram que iriam apelar à ONU para que haja uma investigação independente", disse Danda.

O Departamento de Estado norte-americano, onde a delegação da Unita foi recebida em duas audiências, tmbém ficou a garantia de um pronunciamento futuro sobre este assunto, de acordo com aquele parlamentar..
Na conferência de imprensa, a Unita reiterou a necessidade de um inquérito independente e felicitou a ONU por ter pedido uma investigação aos acontecimentos de Huambo.

Raúl Danda lamentou que o pedido de inquérito parlamentar solicitado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar da UNITA esteja “ainda hoje numa gaveta qualquer", quando "devia ter merecido tratamento imediato".

XS
SM
MD
LG