Links de Acesso

Parceiros sociais criam comissão para desbloquear impasse laboral em Cabo Verde

  • Redacção VOA

A iniciativa vis evitar a greve nacional marcada para 30 de Abril.

Governo, patronato e sindicatos em Cabo Verde criaram uma comissão tripartida para negociar, em dois meses, propostas para a revisão do código laboral e criação do subsídio de desemprego.

O consenso possível, face ao extremar de posições, foi obtido na primeira reunião do Conselho Nacional de Concertação Social (CNCS) desde que, em Outubro de 2013, os trabalhos ficaram suspensos.

"Houve um consenso para a criação de uma comissão tripartida que irá, nos próximos 60 dias, promover a aproximação de posições para que possamos ter um CNCS a analisar uma proposta final sobre o Código Laboral e sobre a criação do subsídio de desemprego", disse a ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada.

Ontem, 6, o primeiro-ministro José Maria Neves realçou que o objectivo do Governo é obter consensos para um ambiente laboral benéfico, visando realizar investimentos e a estabilidade social.

Por isso disse estar "sempre disponível" para discutir com os parceiros, mas lembrou que as questões pendentes "têm de funcionar de acordo com as condições" económicas de Cabo Verde.


XS
SM
MD
LG