Links de Acesso

Padre Wakussanga: Para combater a pobreza é preciso apoiar o pequeno agricultor

  • Teodoro Albano

O pároco acrescenta que "faz-se muita propaganda que se está a diversificar a economia, mas insiste-se nos fazendeiros”.

Para se combater a pobreza, é preciso apoiar os pequenos agricultores, disse, na Huíla, o Padre Jacinto Pio Wakussanga.

Padre Pio Wacussanga

Padre Pio Wacussanga

As declarações do pároco surgem numa altura em que, na Huíla, aguarda-se pela abertura da campanha agrícola 2016/2017, depois de fracas colheitas na última época, por causa da estiagem.

Para o padre, Jacinto Pio Wakussanga, nas campanhas agrícolas é fundamental potenciar o pequeno produtor ao invés da insistência nas grandes fazendas agrícolas.

“Faz-se muita propaganda que se está a diversificar a economia, mas insiste-se nos fazendeiros”, disse o padre Wakussanga para quem “o fazendeiro não concorre para combater a pobreza; é preciso potenciar o camponês”.

Para o Simione Chiculo, director da ONG, ADRA, antena Huíla e Cunene, os sinais até aqui evidenciados na aposta a agricultura têm-se revelado incipientes.

“Não é por mero capricho que o jovem abandona, por exemplo, o meio rural para vir a cidade”, disse

A província da Huíla é iminentemente agrícola. A maioria dos seus municípios do norte são autênticos celeiros. As circunscrições do sul destacam-se na criação de gado bovino.

XS
SM
MD
LG