Links de Acesso

Papa pede que jovens sejam a prioridade de todos


Papa Francisco na Praça de São Pedro
Papa Francisco na Praça de São Pedro

"Se queremos apontar um futuro que seja digno para eles (os jovens), só poderemos alcançá-lo apostando numa verdadeira inclusão", disse Francisco.

O Papa Francisco pediu neste sábado, 31, que as sociedades abandonem a lógica do privilégio em favor do encontro e propiciem uma maior inclusão dos jovens para que possam construir um futuro digno.

"Se queremos apontar um futuro que seja digno para eles (os jovens), só poderemos alcançá-lo apostando numa verdadeira inclusão: essa que dá o trabalho digno, livre, criativo, participativo e solidário", disse Francisco nas reflexes da celebração das primeiras vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, na basílica de São Pedro.

Para o Papa, o mundo está em "dívida" com os jovens e fez um apelo para que se fomente a sua inclusão.

As sociedades "criaram uma cultura que, por um lado, idolatra a juventude querendo torná-la eterna, mas que ao mesmo tempo condena os jovens a não ter um espaço de real inserção", disse Papa, para quem “lentamente fomos marginalizando-os da vida pública, obrigando-os a emigrar ou a mendigar por empregos que não existem ou não lhes permitem projetar-se num amanhã”.

Mais à frente, disse que “esperamos e lhes exigimos que sejam fermento do futuro, mas os discriminamos e condenamos a bater em portas que na sua grande maioria estão fechadas.

Francisco agradeceu por "todos os sinais da generosidade divina" e afirmou que o tempo que está por vir "requer iniciativas audazes e esperançadoras, assim como renunciar a protagonismos vazios ou a lutas intermináveis por figurar".

XS
SM
MD
LG