Links de Acesso

Papa fala dos problemas da família, "mas não das sogras"

  • Alvaro Ludgero Andrade

Papa Francisco no Festival das Famílias.

"Os problemas acontecem, mas não durmam sem fazer as pazes", pediu Francisco às famílias.

“As famílias têm problemas, é bom deixar isso claro, e vou falar deles, mas não vou falar da sogra”, disse o Papa Francisco, neste sábado, 26, fazendo arrancar uma sonora gargalhada e ruidosos aplausos dos milhares de pessoas presentes no Festival das Famílias, em Filadélfia, nos Estados Unidos.

O Festival encerrou o Encontro Mundial das Famílias que reuniu 18 mil pessoas de todo o mundo.

Num programa variado, várias famílias falaram da sua experiência de vida, de luta e superação, como as da Jordânia, Argentina e Nigéria, que receberam a benção e presentes de Francisco.

Mãe e bebé esperam pela chegada do Papa
Mãe e bebé esperam pela chegada do Papa

Um casal apresentou o filho doente e destacou o valor da vida, enquanto outros realçaram vários outros aspectos.

Andrea Bocceli foi a grande estrela da noite ao cantar para o Papa, bem como Aretta Franklin e, mais tarde, o colombiano Juanes, que fez agitar os presentes depois de várias horas à espera de ver o Papa Francisco.

Ao se dirigir, uma vez mais, em espanhol, e sem discurso escrito, Francisco começou por explicar a origem da família e “o propósito de Deus para ela”.

“Deus escolheu uma família para se apresentar ao mundo”, afirmou, lembrando a infância de Jesus em Nazaré.

Durante cerca de meia hora, Francisco abordou “alguns problemas que as famílias enfrentam, porque elas enfrentam problemas”.

Mas avisou: “não vou falar da sogra”, disse, para delírio dos presentes.

O mais importante, explicou Francisco, “é que em família podem resolver-se os problemas”, reiterou várias vezes o Papa que, quase no fim, pediu aos casais que “não durmam sem fazer as pazes”.

O Papa Francisco termina este domingo a sua visita aos Estados Unidos, depois de reunir-se com os bispos, visitar uma prisão, celebrar uma missa no encerramento do Encontro Mundial da Família e avistar-se com os organizadores, voluntários e patrocinadores daquele evento mundial.

XS
SM
MD
LG