Links de Acesso

PAIGC diz que vai divulgar áudio com ameaças de conselheiro presidencial


Na passada quinta-feira, 21, o presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira e o secretariado do partido no poder acusaram o conselheiro de Defesa e Segurança do Presidente da República Avelino Cabral de ter ameaçado companheiros de partido com o recurso às armas para a resolução da crise na Guiné-Bissau.

No dia seguinte, 22, Avelino Cabral reagiu ao comunicado e em nota desafiou o PAIGC a apresentar publicamente a gravação das suas palavas “para que se tirem as ilações sobre o que realmente disse sobre o assunto”.

Hoje, contactado pela VOA, o secretário para a comunicação do PAIGC Óscar Barbosa reiterou a posição do seu partido e avançou que a gravação das declarações do conselheiro do PR, que é membro do comité central do partido, vai ser divulgada em breve “para que todos que queiram escutar possa tirar as suas ilações“.

Barbosa confirmou que o PAIGC “grava toda as sessões para permitir a elaboração de relatórios precisos e consistentes e para em casos como estes poder apresentar provas irrefutáveis da sua verdade”.

O secretário para a comunicação do partido no poder revelou que “no calor das discussões, o conselheiro presidencial, talvez sem querer, ameaçou e disse que nós só tínhamos a estratégia da intifada, pedras e paus, contra eles que tinham ao seu lado as Forças Armadas e tinham armas”.

Ao contrário do que disse o conselheiro no comunicado, Óscar Barbosa afirmou não haver em curso nenhum processo de expulsão contra Avelino Cabral, mas o partido no poder espera que as entidades competentes tomem as medidas necessárias.

O PAIGC alertou a Presidência da República, Chefe de Estado Maior das Forças Armadas e a comunidade nacional e internacional “espera que, prncipalmente os órgãos internos, tomem as medidas necessárias, porque quem cala consente”, concluiu Barbosa.

PAIGC diz que vai divulgar áudio com ameaças de conselheiro presidencial - 1:20
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:27 0:00
Faça o Download

A VOA tentou durante todo o dia falar com o conselheiro presidencial para a Defesa e Segurança Avelino Cabral, mas sem sucesso.

XS
SM
MD
LG