Links de Acesso

Padre Pio Wakussanga: "O Conselho de Igrejas Cristãs foi manipulado pelo poder"

  • Teodoro Albano

Padre Jacinto Pio Wacussanga

Em causa a marcha organizada para o mesmo dia em que estava prevista a manifestação contra a nomeação de Isabel do Santos a PCA da Sonangol.

O Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA) terá sido manipulado pelo poder angolano ao ter sido citado como motivo para indeferir a manifestação convocada no último sábado por um grupo de personalidades e activistas face à demora do Tribunal Supremo em pronunciar-se sobre a providência cautelar contra a nomeação de Isabel dos Santos para a presidência do Conselho de Administração da Sonangol.

A opinião é do padre Jacinto Pio Wakussanga, que entende que com esta estratégia se pretende dividir a igreja atirando-se uns contra os outros.

Para o sacerdote católico e activista social, ao se ter impedido a manifestação do último sábado, por coincidir com uma outra actividade que iria ocorrer em nome do CICA, foi ferida a solidariedade.

“O CICA foi manipulado e infelizmente deixa-nos de cabeça baixa porque utilizou-se a igreja, neste caso o poder utilizou a igreja para poder atirar-nos uns contra os outros. Isto fragmentou mais ainda a nossa união feriu a nossa solidariedade e com certeza magoou muitos cristãos de boa vontade que realmente estariam unidos e estão unidos em iniciativas que visem combater a corrupção. Tirando um ou outro que estão no topo não há nenhum cidadão angolano que vive nesse país com seus parcos recursos que não sinta a necessidade de mudança e de transformação e de combate a corrupção para haver maior equilíbrio enfim maior capacidade maior justiça distributiva em Angola”, disse o padro dos Gambos.

Aquele responsável não tem dúvidas de que a nomeação de Isabel dos Santos para PCA da Sonangol está ferida de ética e contesta as vozes que dizem que a filha do Presidente da República chegou ao cargo como teria chegado qualquer cidadão capaz.

“O pobre, mesmo que seja engenheiro, se houvesse um concurso público não teria o teria ganho a favor de quem tem influência. Olhando o modo como por exemplo alguns filhos do Presidente José Eduardo dos Santos conseguiram a sua riqueza ninguém me pode vir dizer que qualquer um de nós pode conseguir. A quanto tempo eu estou a lutar para termos um grande colégio na Missão da Quihita quando ainda era pároco da Quihita? Eu queria ter um grande colégio para a formação de jovens locais para exactamente produzir algum desenvolvimento local, não conseguia ter esses fundos! A não ser que eu virasse um cantor famoso o que está fora de questão”, conclui Jacinto Pio Wakussanga

O Conselho de Igrejas Cristã de Angola, (CICA), é uma das maiores organizações ecuménicas no país e reúne no seu seio dezenas de confissões religiosas.

XS
SM
MD
LG