Links de Acesso

Ouvinte santomense cria campanha para recolher fundos para tratar de "doença desconhecida"

  • Danielle Stescki

Odair da Costa

Um cidadão consciente, quando se depara com um problema, decide fazer algo para tentar ajudar.

Nesta semana, no Espaço do Ouvinte, destacamos a campanha criada pelo estudante santomense Odair da Costa, de 35 anos, que está a recolher fundos para socorrer as vítimas de uma doença cujo agente patológico é desconhecido.

A doença que surgiu em 2016 e já afectou mais de 1500 pessoas foi chamada recentemente pelo Ministério da Saúde de São Tome e Príncipe de celulite necrotizante.

Odair da Costa relata que a doença tem arruinado a vida de muitas pessoas, pois, segundo ele, os doentes não têm recebido apoio do Estado, e dependem da ajuda dos familiares, que também não dispõem de recursos para ajudá-los.

A celulite necrotizante, que da Costa na entrevista chama de Úlcera de Buruli, começa com uma coceira na pele que fica avermelhada. Depois surge uma pequena ferida que vai-se alastrando principalmente nos membros inferiores, confome explica a Direcção dos Cuidados de Saúde. A ferida, que se assemelha a uma queimadura, vai corroendo pouco a pouco as pernas e os pés.

Ao ficar sabendo da dimensão dessa doença em seu país, da Costa decidiu abrir uma conta bancária com o objectivo de arrecadar fundos para apoiar os seus conterrâneos. Na entrevista, ele dá os pormenores sobre a campanha e diz para quem o dinheiro arrecadado para comprar medicamentos será entregue.

Da Costa, natural de São Tomé, distrito de Lobata, actualmente mora na Inglaterra. Está a estudar Business e Gestão de Recursos Humanos e trabalha num armazém de logística.

Veja a informação abaixo para colaborar com a campanha do santomense Odair da Costa.

Para aqueles que vivem fora do Reino Unido

Nome : Odair Da Costa
Nome do banco: LLOYDS BANK
IBAN: GB50LOYD30974448753868
Bic * : LOYDGB21263

Para aqueles que vivem no Reino Unido:

Nome : Odair Da Costa
Sort code: 30-97-44
Account number: 48 75 38 68

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG