Links de Acesso

Ouvinte moçambicano cria time de futebol para oferecer uma opção gratuita e saudável de entretenimento para jovens

  • Danielle Stescki

Equipa Águias Negras

Equipa Águias Negras

Rosário Assane deseja que o time dispute campeonato provincial, mas precisa de ajuda para comprar equipamento de futebol.

De segunda à sexta pela manhã, Rosário Alberto Assane, de 34 anos, lecciona na Escola Primária Completa de Chalaua, Distrito de Moma. À tarde, treina os Águias Negras, time de futebol que ele criou para jovens entre 16 e 20 anos.

Os treinos são de terça à sexta-feira e duram três horas. A primeira hora é dedicada à palestra de desencorajamento às práticas ilícitas, e as duas horas restantes são para o treino com bola.

Sr. Bramugi e Rosário Assane no campo de futebol em Moçambique

Sr. Bramugi e Rosário Assane no campo de futebol em Moçambique

O técnico Assane conta com a assistência do Sr. Bramugi, treinador adjunto, que também é professor na Escola Primária Completa.

"O nosso sonho é de ver esse time representar o Distrito de Moma no Campeonato Provincial de Futebol," conta Assane.

Para realizar esse sonho, o time precisa de ajuda porque os jovens não têm condições financeiras para comprar o equipamento necessário.

Os Águias Negras precisam de 22 pares de camisolas, 22 pares de chuteiras, 22 pares de meia, 3 bolas, 22 pares de caluneiras e 2 pares de luvas.

De acordo com o orçamento enviado por Assane, o time tem de arrecadar 128.800 meticais, ou 3,612 dólares. O orçamento foi baseado nos preços da loja SIDAT SPORT.

A equipa poderia disputar o Recreativo, mas como não tem equipamento, não pode participar do campeonato que arranca em Agosto.

Jovens jogando futebol numa comunidade do Distrito de Moma

Jovens jogando futebol numa comunidade do Distrito de Moma

Os Águias Negras praticam o Futebol 11, modalidade colectiva que conta com 11 atletas em cada time.

“Organizei os jovens só pra poderem divertirem-se nos fins-de- semana, para evitar enveredar nos vícios que não os ajudam” conta Assane.

Ele começou com esse trabalho voluntário no ano passado. Tem cinco filhos e está a estudar Educação Física e Desporto na Universidade Católica de Moçambique.

Ouça a entrevista na íntegra.

XS
SM
MD
LG