Links de Acesso

Ouvinte angolano diz que é preciso criar mais empregos nas cidades onde os jovens moram

  • Danielle Stescki

Espaço do Ouvinte

Espaço do Ouvinte

Frederico, 21 anos, mora na província do Uíge. Está cursando a 11ª classe na ocupação de Geografia e História. Quer ser professor.

Ele quis conversar sobre o primeiro emprego.

Apesar de ainda não trabalhar, Frederico diz que é difícil conseguir um emprego. Para o futuro professor, seria mais fácil se o governo gerenciasse melhor os quadros de formação. Diz que há muitos jovens com formação que estão desempregados ou não estão trabalhando nas áreas para que estudaram.

Frederico reclamou das condições em que os professores trabalham. Ele explicou que há professores que passam em concursos públicos onde às vezes o local de trabalho deles fica a centenas de quilómetros longe da onde eles moram.

Segundo Frederico, estes professores não recebem nenhuma ajuda para pagar as despesas com transporte ou moradia. Ele explica que devido a distância e a má condição das estradas fica muito cansativo e caro para um professor dirigir mais de 200 quilómetro para somente chegar ao local de trabalho.

Para resolver este problema, Frederico diz que o governo precisa criar melhores condições para que os jovens consigam empregos no local onde moram e na área em que eles formaram-se. Ele acrescenta também que é muito importante melhorar as condições das estradas e das moradias.

Oiça a conversa
XS
SM
MD
LG