Links de Acesso

"Esse governo vai cair" - Oposição da Venezuela toma ruas de Caracas contra Maduro


Manifestação na Venezuela organizada pela oposição
Manifestação na Venezuela organizada pela oposição

Opositores do Presidente Nicolás Maduro tomaram as ruas da capital da Venezuela nesta Quinta-feira, 1, num dos maiores protestos contra o governo socialista em mais de uma década.

Vestidos de branco e gritando "esse governo vai cair", centenas de milhares marcharam em Caracas para pressionar por um referendo revogatório ainda neste ano contra Maduro e contra a grave crise económica que assola o país.

A coligação de oposição Unidade Democrática estimou que pelo menos um milhão de pessoas de várias partes do país participaram dos protestos.

"Vamos derrubar Maduro!", disse Naty Gutierrez, 53, que demorou três vezes mais tempo que o habitual para percorrer de carro os 120 km que separam Maracay de Caracas devido a bloqueios dos soldados.

"Vamos derrotar a fome, o crime, a inflação e a corrupção. Eles não fizeram nada em 17 anos. O tempo deles acabou", disse ela, cercada por milhares de pessoas acenando com cartazes e bandeiras nacionais em um ponto de encontro. O governo, que promoveu outra manifestação, não deu uma estimativa de participantes.

A oposição espera com os protestos mostrar que tem a maioria e pressionar Maduro e o conselho eleitoral nacional a permitir a realização do plebiscito, como previsto na Constituição.

Mas com o conselho eleitoral arrastando o processo e o governo jurando que o referendo não vai acontecer este ano, a oposição não tem como forçar a realização, não importando quantas pessoas coloque nas ruas.

XS
SM
MD
LG