Links de Acesso

Oposição angolana deixa MPLA a falar sozinho

  • Redacção VOA

Partidos da oposição abandonaram o parlamento em protesto contra nova lei do registo eleitoral que consideram de inconstitucional.

A oposição parlamentar angolana abandonou hoje, 21, a sala em bloco em protesto contra a aprovação da uma nova lei do registo eleitoral. Toda a oposiçao considera de inconstitucional a nova lei por conceder ao Governo o poder deefectuar o registo dos eleitores. O MPLA diz que a atitude não tem razão de ser .

Os deputados da oposição deixaram o partido que detém a maioria parlamentar a aprovar sozinho a nova Lei de Registo Eleitoral Oficioso.

A oposição diz que a nova lei visa a fraude eleitoral nas proximas eleições.

O vice-presidente da Casa-CE Lindo Bernardo Tito insistiu que a nova lei retira à Comissão Nacional Eleitoral a prerrogativa de conduzir o processo de registo dos cidadãos votantes conforme prevê a Consttuição.

Em resposta, o líder da bancada parlamentar do MPLA Virgílio de Fontes Pereira disse que o que a oposição pretende obter vantagens políticas que não conseguiu nas urnas em 2012, acrescentando que faz parte das competências do Governo efectuar o registo.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG