Links de Acesso

Oposição angolana condena compra de avião de luxo pelo Governo

  • Redacção VOA

Angola Avião Bombardier 6000 (Arquivo)

Angola Avião Bombardier 6000 (Arquivo)

Extravagância e prova de má gestão são acusações à compra de um Bombardier 6000 de 62,5 milhões de dólares.

A oposição política em Angola manifestou-se surpresa com o anúncio da autorização de compra de um avião de luxo pelo Presidente da República. Para os partido da oposição, tal decisão reflecte “esbanjamento” e prova de má gestão dos fundos do Estado.

Numa altura em que se pede aos angolanos para fazerem sacrifícios face à crise financeira do país, a compra do avião é “imoral” disse um dirigente da oposição.

A Unita considera que a compra de um avião Bombardier Global 6000 por 62 milhões e 500 mil dólares autorizada em despacho pelo Presidente da República traduz a forma desregrada como são geridos os fundos do Estado em Angola.

O porta-voz do maior partido da oposição Alcides Sakala diz não fazer sentido que o Chefe de Estado autorize tal compra ao mesmo tempo que pede aos angolanos para se prepararem para fazer face a uma crise financeira resultados da baixa do preço do petróleo.

“São os tais excessos que nós temos estado a levantar no esbanjamento dos fundos públicos”, afirmou Sakala.

Por seu turno, o vice-presidente da Casa-CE, Lindo Bernardo Tito, entende que o Presidente da República devia respeitar o sacrifício que os angolanos têm estado fa azer para fazer face à crise anunciada.

“Entendemos que numa situação de crise não se devia fazer este tipo de compras”, defendeu

Para o académico e dirigente do Bloco Democrático Nelson Pestana, a decisão presidencial é o resultado da gestão danosa dos fundos do Estado que escapa ao controlo da Assembleia Nacional e acusa os governantes de Angola de falta de moral .

“Isso só pode sair do grande saco azul que não é controlado por ninguém”, disse, acrescentando que esta situação em Angola “não é anormal”.

Para Pestana a decisão é igualmente “imoral”

O despacho diz que há “a necessidade de se adquirir uma aeronave” desse tipo, mas não indica a utilização a ser dada ao avião.

A compra vai ser feita à empresa ME Aviation limited que na internet diz ser uma companhia que se especializa no aluguer e venda de aviões.

O Bombardier 6000 é considerado um dos melhores aviões do segmento de luxo e tem a capacidade de voar 12 horas sem parar, permitindo assim viagens transatlânticas sem qualquer escala. O aparelho pode assim voar directamente, por exemplo, entre Moscovo e Los Angeles.

O avião transporta em condições descritas como confortáveis oito passageiros e dois membros da tripulação. O avião pode ser configurado para permitir a passageiros dormirem em camas.

Pode ser reconfigurado para transportar até 12 ou mesmo 19 passageiros e dois membros da tripulação e viaja a uma velocidade de cruzeiro de 900 quilómetros por hora, com um alcance de 11 mil e 400 quilómetros.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG