Links de Acesso

Oposição condena conflito de interesses de deputados do MPLA


Assembleia Nacional Angola
Assembleia Nacional Angola

Dois legisladores têm alegadamente posições em influente banco angolano

"O Tribunal Constitucional está a ignorar os seus deveres quando não verifica se os deputados obedecem à lei constitucional na suas funções", disse o deputado da CASA-CE Leonel Gomes.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:48 0:00
Faça o Download

Gomes reagia a notícias publicadas no portal da internet Club-K, segundo o qual dois parlamentares do partido no Governo, nomeadamente Afonso Van-Dúnem Mbinda e Mário António Siqueira Carvalho, são presidente e vice-presidente, respectivamente, da Assembleia Geral do BCA, Banco Comercial Angolano.

De acordo com a investigação do Club-K, estes cargos são incompatíveis com o da deputação por violar o artigo 149, número 2 nas alíneas a) e b).

"É uma clara violação à Constituição mas não é de estranhar”, disse Gomes para quem Angola “vive permanentemente de violação em violação e começa essencialmente pelos órgãos que deveriam defender o primado da constituição e da lei”.

“Neste momento há um conjunto de violações praticadas pelo titular do poder Executivo nomeadamente quando nomeia, para cargos públicos o seu filho, sobrinhos, genros, portanto não é de admirar", acrescentou Gomes, afirmando também que há uma conivência do Tribunal Constitucional que deixa passar essas incongruências.

"É confrangedor que o Tribunal Constitucional, que devia por obrigação verificar se os candidatos a deputados preenchem os requisitos, deixe passar casos desses só por conveniência de camaradagem político-partidária”, disse.

“Isto é muito grave porque desvirtua os princípios e valores de um estado verdadeiramente de direito", rematou.

Outro parlamentar, este do PRS, condenou também a atitude.

Para o líder da bancada parlamentar do PRS, Benedito Daniel caso se comprove os cargos que estes deputados exercem existe uma clara violação à lei mãe.
Daniel considera esta postura de reprovável atendendo a sua qualidade de representantes do povo.

"Como mentores e fazedores de leis, é de todas as formas reprovável esta atitude," disse.
XS
SM
MD
LG