Links de Acesso

ONU na Guiné-Bissau até final de Novembro


Conselho de Segurança da ONU
Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança pede revisão do mandato até final de Outubro

O Conselho de Segurança da ONU pediu, esta quinta-feira, ao secretário-geral Ban ki-Moon que faça uma revisão dos objectivos do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis. A ideia é a de garantir que as suas actividades respondem às prioridades do governo, entre os quais o apoio ao diálogo politico e reforço das instituições democráticas.

O conselho aprovou também por unanimidade, o prolongamento até 30 de Novembro das operações do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau.

No documento, o Conselho de Segurança pede às autoridades guineenses que analise e aprove leis e mecanismos para combater de forma mais eficaz o crime organizado.
O documento faz ainda menção ao tráfico de drogas e ao branqueamento de capitais para os quais encoraja acções das autoridades em conjunto com a Unidade de Crime Transnacional da Iniciativa da Costa da África Ocidental.

O trabalho desempenhado pelo representante especial do secretário-geral na Guiné-Bissau, José Ramos Horta, foi reconhecido por ter convocado a conferência internacional de doadores para mobilizar recursos para as prioridades de desenvolvimento do país.

Fonte: Rádio ONU
XS
SM
MD
LG