Links de Acesso

ONU pede aos líderes guineenses entendimento e respeito plos direitos humanos

  • Lassana Casamá

Jeffrey Feltman, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos

Jeffrey Feltman, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos

Jeffrey Feltman visita Bissau.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos encontra-se na Guiné-Bissau, pediu hoje na capital guineense que os políticos se entendam e respeitem os direitos humanos.

Jeffrey Feltman manteve encontros nesta segunda-feira, 25,com o Presidente da República, titulares de órgãos políticos,líderes partidários e representantes da sociedade civil.

Foi um encontro de alguns minutos para ouvir do Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, a sua versão de factos sobre a crise política prevalecente na Guiné-Bissau, não obstante o Governo já estár em funções.

Jeffrey Feltman disse ter informado ao Presidente que o desejo das Nações Unidas é que os políticos se entendam quanto à actual crise política e que os direitos humanos sejam respeitados na Guiné-Bissau:

"Lançamos um apelo forte a toda classe política. As Nações Unidas estão prontas a apoiar um esforço para ajudar o país a sair da crise. Queremos contribuir para mobilização da Comunidade Internacional e para que envolva no desenvolvimento do país", reiterou Feltman.

O subsecretário-geral da ONU para assuntos políticos em Bissau para constatar, no terreno, o respeito pelos direitos humanos e a evolução da situação política no país, marcada por incessante disputa política.

Uma fonte da ONU disse à VOA que a preocupação da oranização enquadra-se nos relatos preocupantes de diferentes representações internacionais, sediadas no país, quanto ao rumo dos acontecimentos.

XS
SM
MD
LG