Links de Acesso

ONG promove debates entre candidatos as eleições na Guiné-Bissau

  • Lassana Casamá

ONG Acção Cidadã inicia uma série de debates políticos entre os candidatos presidenciais, na segunda semana da campanha eleitoral, convista as eleições gerais de 13 de Abril.

Treze candidatos presidenciais e 15 formações políticas desdobram-se em comícios e contactos directos junto ao eleitorado para conquistar o maior número de votos.

Os candidatos presidenciais e legislativos continuam a infestar os eleitores com discursos de mobilização política numa grande ofensiva de caça ao voto.

Para estas eleições considera-se que tem havido uma grande diversidade nas intervenções públicas, contudo, até ao momento, nota-se que a Paz, Estabilidade, as Reformas e o Desenvolvimento, constituem o dominador comum em todos os discursos directos.

Fafali Koudau, togolês de origem, Reitor da Universidade privada “Colinas de Boe” e um dos proeminentes analistas políticos em Bissau, espelha as razões porque as citadas palavras estão a dominar a campanha eleitoral em curso na Guiné-Bissau.

Mas, para Fafali Koudau, existe um grande desfasamento entre a realidade e os discursos que se tem ouvido por parte dos candidatos, ou seja, Koudau classifica tais intervenções políticas em categorias.

Enquanto uma das questões em crise no panorama político guineense, o analista considera também que tradicionalmente não tem havido debates ou confrontos de ideias entre os candidatos, sobretudo, nos períodos eleitorais.

A presente campanha eleitoral está a decorrer sem que haja por enquanto o registo de qualquer acto de violência.
XS
SM
MD
LG