Links de Acesso

Onda de desmaios em escolas no Namibe


Médicos dizem não haver diagnóstico clínico para o caso.

Uma onda de desmaios em escolas no Namibe está a provocar alguma apreensão entre encarregados de educação e professores.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:48 0:00
Faça o Download

A causa permanece no mistério já que fontes médicas dizem não terem diagnosticado nenhuma doença.

Os desmaios afectam principalmente as raparigas.

Fontes não desmentidas nem confirmadas pelas autoridades governamentais dizem que os responsáveis das instituições escolares “membros das direcções de todas escolas” estão proibidos de prestar qualquer informação à imprensa não estatal sobre os desmaios nas escolas, ao passo que os profissionais da comunicação pública estão impedidos de veicular matérias noticiosas relacionadas com a febre de desmaios nas instituições de ensino na província.

A VOA percorreu 93 km até ao município do Tombwa e deparou-se com um número elevado de meninas em estado de desfalecimento a serem transportadas para o hospital municipal onde receberam tratamento.

Naquela unidade hospitalar, a VOA ouviu uma das 40 estudantes vítimas de desmaios em plena aulas.

O Director Clinico do Hospital Municipal do Tombwa Hélder Buta disse que cabe à polícia e outros órgãos afins trabalharem no esclarecimento das ocorrências de desmaios nas escolas porque clinicamente não se encontrou nenhum diagnóstico que justifique tais desmaios.

Tentativas de ouvir o executivo do Governo da província foram frustradas.

XS
SM
MD
LG