Links de Acesso

Obama classifica de "devastadora" decisão do Supremo Tribunal sobre imigração


Com quatro votos contra e quatro a favor, os juízes mantiveram o plano de imigração bloqueado.

O Presidente dos Estados Unidos disse que a decisão do Supremo Tribunal de vetar o plano de imigração do seu Governo “é devastadora” para milhões de cidadãos.

A proposta de Barack Obama, anunciada em Novembro de 2014, visava impedir a deportação de quatro milhões de imigrantes ilegais do país.

Outros sete milhões de imigrantes também seriam beneficiados pelo plano com o acesso a documentos de trabalho e outros benefícios.

“Acho que é devastadora para os milhões de imigrantes que fizeram as suas vidas aqui, que já criaram famílias aqui, que esperam pela oportunidade de trabalhar, pagar impostos, servir às nossas Forças Armadas e contribuir plenamente para este país que todos nós amamos de uma forma aberta”, disse Obama ao reagir à decisão do Supremo Tribunal de manter em vigor uma medida de 2015 de um tribunal de segunda instância que havia suspenso a determinação de Obama de implementar o referido plano.

Quatro juizes votaram a favor da manutenção do bloqueio do plano e quatro votaram contra.

O Supremo Tribunal tem, neste momento, apenas oito membros, em virtude da morte de Antonio Scalia meses atrás.

A decisão ocorre em um momento delicado para Obama, que está a sete meses de entregar o poder e queria deixar o plano de imigração como um legado para as futuras gerações.

A medida segue à recente derrota do Presidente norte-americano no Congresso dos Estados Unidos, que não aprovou nenhuma das quatro propostas enviadas pelo Governo ao Senado para estabelecer o controle de venda de armas em território norte-americano.

XS
SM
MD
LG