Links de Acesso

Adminstração Obama expulsa 35 elementos dos serviços de informações russos


Presidente Barack Obama
Presidente Barack Obama

As sanções são em resposta a "uma campanha de assédio a diplomatas americanos em Moscovo".

Os Estados Unidos ordenaram nesta quinta-feira, 29, a expulsão de 35 diplomatas russos e encerraram duas instalações daquele país em Nova York e Maryland em resposta ao que a Administração Obama diz ser uma campanha de assédio a diplomatas americanos em Moscovo.

O Presidente Barack Obama divulgou uma declaração sobre as medidas, lembrando que a sua administração avisou em outubro que a Rússia levou adiante acções que pretendiam interferir no processo eleitoral americano de 2016.

"O roubo de dados e a exposição de informações durante a eleição só podem ter sido coordenados pelos níveis mais elevados do Governo russo", escreveu Obama

Os diplomatas russos receberam uma notificação para deixarem os Estados Unidos em 72 horas e o acesso às instalações foi negado a cidadãos russos.

O Governo americano declarou que não vai parar por aí e que tomará uma série de medidas contra a Rússia, algumas das quais não serão tornadas públicas.

Obama afirmou que as acções são uma resposta apropriada aos "esforços para danificar interesses dos EUA violando normas internacionais de comportamento".

O Presidente americano adiantou ainda que vai providenciar um relatório para o Congresso nos próximos dias sobre “os esforços russos para interferir em nossa eleição, bem como uma ciberatividade maliciosa relacionada ao nosso ciclo eleitoral em eleições anteriores”.

XS
SM
MD
LG