Links de Acesso

Obama no Rio depois de conversações com Dilma


Dilma e Obama
Dilma e Obama

A presidente Dilma fez uma declaração extremamente cordial, porém dura, depois do encontro com presidente Barack

O presidente Barack Obama está hoje, no Rio de Janeiro, para o seu segundo dia de visita ao Brasil. A agenda de Obama na cidade é menos oficial que a de sábado em Brasília. Na capital federal, o líder americano assinou 10 acordos de cooperação, participou de reuniões com a presidenta Dilma Rousseff, empresários e políticos.
Neste domingo, a programação de Obama no Rio de Janeiro passa por alterações de última hora, mas deve incluir uma visita à Cidade de Deus, comunidade que recebeu uma das 14 Unidades de Polícia Pacificadora, um discurso ao povo brasileiro e uma possível visita ao Cristo Redentor, cartão posta carioca.

Obama visitou o muceque Cidade de Deus
Obama visitou o muceque Cidade de Deus
No sábado, em Brasília, a presidente Dilma fez uma declaração extremamente cordial, porém dura, depois do encontro com presidente Barack Obama. Dilma destacou que vê possibilidades para que os dois países possam avançar juntos nos aspectos econômicos e políticos.Foi enfática ao afirmar preocupação com os efeitos da crise nos mercado internacionais.Dilma foi direta e pediu o fim das barreiras comerciais americana para produtos brasileiros, como o etanol e o sumo de laranja.
A presidente brasileira pediu apoio do líder americano em relação à reforma de órgãos internacionais. Dilma mencionou o antigo pleito brasileiro de ocupar um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Do outro lado, o presidente americano disse que não foi por acaso o começo da viagem dele à região pelo Brasil. Destacou que os dois países são grandes parceiros. Obama também afirmou que o Brasil é um líder global que está apontando o caminho para um mundo sem armas nucelares.
Segundo Obama, a visita é uma oportunidade histórica para a ampliação da cooperação entre os Estados Unidos e o Brasil. No conjunto com a presidente Dilma, Obama disse que o futuro chegou para o Brasil.
Em vários momentos, na passagem por Brasília, Barack Obama falou do interesse americano em fortalecer laços com o Brasil. Obama também afirmou que os dois países estudam a possibilidade de liberação de vistos para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos. Sobre o pleito brasileiro por uma cadeira da ONU, Obama foi um pouco mais evasivo, mas disse que vê com apreço essa aspiração brasileira

XS
SM
MD
LG