Links de Acesso

Obama inicia processo de nomeação de novo juiz do SupremoTribunal


Barack Obama
Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos iniciou conversas preliminares com sua equipa sobre a nomeação de um novo juiz para o Supremo Tribunal, em substituição de Antonin Scalia, falecido no sábado.

O porta-voz da Casa Branca Eric Schultz disse a repórteres que a Administraçao Obama abordou gabinetes de senadores sobre o processo, que promete ser uma disputa épica entre republicanos e democratas em ano eleitoral.

Os republicanos, que controlam o Senado, defendem que Obama deve adiar a nomeação de um substituto para a vaga do juiz conservador Antonin Scalia e deixar a escolha para o próximo Presidente.

Por seu lado, os democratas apoiam Obama e dizem que é responsabilidade e direito do actual Presidente nomear o novo juiz.

A morte de Scalia deixa o Supremo Tribunal dividido entre quatro juízes liberais e quatro conservadores, num momento em que se prepara para decidir casos importantes sobre o aborto, direitos de voto e imigração.

Senadores republicanos, incluindo vários candidatos à reeleição em Novembro, já disseram que não vão apoiar um candidato indicado por Obama.

"Essa não é a primeira vez que os republicanos fazem bastante barulho, só para no fim acatarem", disse, no entanto, o porta-voz da Casa Branca Eric Schultz, citando disputas recentes sobre o aumento do tecto da dívida dos Estados Unidos e a aprovação do acordo nuclear com o Irão.

XS
SM
MD
LG