Links de Acesso

Obama elogia espírito empreendedor dos africanos


Presidente Barack Obama na Cimeira Global de Empreendedorismo
Presidente Barack Obama na Cimeira Global de Empreendedorismo

Presidente americano lembra que África é o continente que mais cresce, apesar de grande parte da população não ser beneficiada.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou neste sábado, 25, em Nairóbi, Quénia, o dinamismo da África, um "continente em movimento" e "a região que cresce mais rápido no mundo", com a constante expansão da classe média e dos salários.

Ao discursar na abertura da Cimeira Global Obama de Empreendedorismo(GES, na sigla em inglês), afirmou que o crescimento africano beneficiará os demais continentes e que os empreendedores entendem que boas ideias "não dependem do sobrenome ou da procedência", apesar de ressaltar que grande parte da população ainda está longe de ter esse tipo de oportunidade.

"Os empreendedores criam postos de trabalho e propõem uma alternativa positiva para jovens que não vêem um futuro, por isso, é preciso conseguir o financiamento e o apoio necessário para que esses negócios decolem", disse o presidente americano.

A GES, uma iniciativa lançada por Obama em 2009, reúne em Nairóbi mais de 1.000 empreendedores e investidores de 120 países e visa a apresentação de projectos inovadores, o intercâmbio de ideias e a procura por novas formas de financiamento.

O facto de o Quénia ter sido escolhido como a sede da edição deste ano representa a importância da África, e especialmente do próprio país anfitrião, como um dos centros de inovação empresarial e de novas oportunidades para empreendedores, sobretudo no que diz respeito às mulheres e aos jovens.

Esta é a quarta vez que Obama viaja à África Subsaariana como presidente dos EUA.

Além de participar no evento, ele se reunirá com o presidente do país, Uhuru Kenyatta, para tratar de questões comerciais e de segurança.

Ainda hoje viaja para Etiópia, onde se encontrará com vários líderes da região e discursará na sede da União Africana.

XS
SM
MD
LG