Links de Acesso

Obama e Michelle lançam programa mundial de promoção de educação para meninas

  • VOA Português

Moçambique será um dos primeiros países beneficiados.

O Presidente americano Barack Obama e a primeira-dama Michelle lançaram um novo programa que, segundo ele, está próximo do seu coração: a educação de meninas. Moçambique serã um dos primeiros países beneficiados.

"Deixe as meninas aprenderem” - "Let Girls Learn", em inglês - é o nome da nova iniciativa que visa ajudar as meninas ao redor do mundo a irem e a permanecerem na escola.

Obama, fez o anúncio no seu programa radiofónico semanal, hoje, 7, revelou que "neste momento, 62 milhões de meninas que deveriam estar na escola, e não estão."

O Presidente indicou várias razões para as meninas não frequentarem a escola, incluindo "o risco de serem feridas, sequestradas ou mesmo mortas por homens que farão de tudo para impedir a sua aprendizagem".

Obama disse que qualquer país que quiser participar no programa deve defender o aumento do número de meninas nas escolas.

O programa incluirá financiamento da Agência dos Estados Undios para Desenvolvimento Internacional(Usaid) e procurá apoio junto a empresas privadas e organizações sem fins lucrativos.

O Governo dos EUA gastará 250 milhões de dólares apenas em 2016 com o programa.

Michelle Obama também promoverá um programa de treino de 7 mil voluntários quebrar barreiras em comunidades ao redor do mundo, ainda dominadas por violência sexual, altos custos educacionais e deficiente sistema público de saúde.

Segundo a imprensa americana, os primeiros países beneficiados serão Albânia, Benin, Burkina Faso, Cambodja, Georgia, Gana, Moldávia, Mongólia, Moçambique, Togo, e Uganda.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG