Links de Acesso

Périplo de Obama põe enfâse na Ásia


Presidente Obama à partida para périplo asiático
Presidente Obama à partida para périplo asiático

A administração americana tem referido que no futuro a política externa americana vai rodar mais em torno do eixo asiático.

O presidente americano, Barack Obama, vai a caminho da Ásia na primeira deslocação ao estrangeiro desde a sua reeleição no início deste mês.

O presidente Obama visitará a Tailândia, a Birmânia e o Camboja num périplo destinado a demonstrar a enfâse nos contactos com a Ásia no âmbito dos planos para fortalecer a economia americana durante o seu segundo mandato de 4 anos.

A administração americana tem referido com efeito que no futuro a política externa americana tenderá a rodar em torno do eixo asiático.

Na segunda-feira quando desembarcar na Birmânia, Obama será o primeiro presidente americano a visitar aquele país saído de várias décadas de regime militar. Recentemente o governo birmanês cedeu às pressões internacionais começando a fazer reformas democráticas.

O presidente americano deverá reunir-se com o presidente birmanês Thein Sein e com a activista pró-democracia, Aung San Suu Kyi, que foi libertada em 2010 depois de quase duas décadas de prisão domiciliária. Suu Kyi foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1991 mas só este ano pode deslocar-se à Noruega para receber o galardão.

O presidente Obama inicia o seu périplo asiático na Tailândia onde chegará no domingo. Participará também na cimeira dos líderes da região Ásia-Pacifico que decorrerá no Camboja.
XS
SM
MD
LG