Links de Acesso

O "rei petróleo" caíu, diz secretário de estado da agricultura


Amaro Taty sublinha a necessidade de se investir na agricultura.

O secretário de estado da agricultura de Angola, José Amaro Taty, disse que o pais precisa de se concentrar na agricultura, porque o petróleo “já foi rei”.

“É um rei frágil, por isso temos de acreditar no rei antigo, que é a agricultura e a pecuária (...) já tivemos rei como café e outras culturas, é hora de voltar ao nosso passado", disse.

Taty falava em Benguela, no decurso da primeira Feira de Tecnologia Agrícola e Pecuária, na qual foi revelado que Angola precisa de trezentas fazendas que produzam 40 mil toneladas de cereais por ano para deixar de depender das importações.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00
Faça o Download

Em busca desta cifra, a fazenda Santo António, no Kwanza Sul, espera obter dois mil e quinhentos hectares irrigados até Setembro de 2016.

Os mentores do projecto vão investir trinta milhões de dólares norte-americanos, esperando que o retorno venha a despertar produtores de milho e de soja.

O empresário Fernando Teles, um dos proprietários do complexo Santo António, disse que fara as necessidades de Angola a fazenda é bastante insignificante.

“É um investimento grande, sem dúvidas, mas Angola precisa de 300 fazendas destas para que já não haja importação de cereais”, afirmou.

XS
SM
MD
LG