Links de Acesso

Nyusi promete Governo de inclusão e diálogo com a oposição

  • William Mapote

Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique

Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique

Novo Presidente de Moçambique tomou posse hoje, 15.

O novo estadista moçambicano Filipe Nyusi tomou posse hoje, num acto solene que foi testemunhado por cinco presidentes africanos, líderes e representantes de organizações regionais e outras personalidades.

Depois do habitual juramento de respeito e defesa da Constituição da República, Nyusi recebeu os símbolos do poder, que completam o acto da sua investidura.

Na sua primeira intervenção na qualidade de Chefe de Estado, Nyusi garantiu que vai lutar para que os moçambicanos sejam os donos e a razão de ser da economia, assegurando uma crescente integração do conteúdo local e a participação efectiva de todos nos projectos de investimento, em especial na exploração de recursos naturais.

“Saberemos reconhecer a contribuição de todos os que demandam o nosso país para aqui investir, trabalhar e conviver no quadro do respeito pela legislação moçambicana. Conhecemos o valor da solidariedade dos povos do mundo inteiro, [mas] quero que o nosso Estado e os moçambicanos sejam os verdadeiros donos das riquezas e potencialidades da nossa pátria”, disse.

O novo presidente estendeu a mão à oposição e mostrou-se aberto para ouvir as suas ideias e propostas e integrá-las, em nome da unidade e estabilidade nacional.

“ Trabalharei por uma justiça social e diálogo inclusivo em que ninguém será excluído por motivos de raça, cor, religião nem filiação partidária” frisou o novo presidente.

Filipe Nyusi foi eleito nas eleições gerais de 15 de Outubro passado, para um mandato de cinco anos, que termina em 2019.

XS
SM
MD
LG