Links de Acesso

51 novos casos de lepra no Bié


Pelo menos 51 novos casos de lepra foram notificados pelas autoridades sanitárias da província do Bié, no ano 2013, informou hoje no Cuito, o responsável pelo programa de luta contra a enfermidade, Isaías Lemos.

Entre os casos notificados, 44 foram diagnosticados em adultos e sete outros em crianças, ambos residentes nos municípios do Cuito, Cuemba, Nhârea, Camacupa, Chinguar e Cunhinga.

Isaías Lemos admitiu registarem-se nos últimos anos o surgimento de novos casos com alguma regularidade, devido à fuga de alguns doentes ao tratamento, situação que tem estado já a preocupar as autoridades governativas. O responsável pontualizou que ao longo do período em causa as autoridades sanitárias recuperaram 26 doentes, estando neste momento 109 pacientes a receberem o tratamento nas unidades sanitárias mais próximas das suas residências.

Lemos sublinhou que para diminuir os casos da enfermidade o sector da saúde leva a cabo palestras de sensibilização nas comunidades, sobre os cuidados a ter com a doença, com vista a evitar o contágio. Alguns técnicos das instituições hospitalares municipais receberam formação especializada de forma a realizarem o diagnóstico e tratamento correcto aos doentes afectados pela lepra.
XS
SM
MD
LG