Links de Acesso

Novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau será nomeado em breve

  • Lassana Casamá

José Mário Vaz

José Mário Vaz

Presidente da República continua a ouvir partidos e sociedade civil.

Na Guiné-Bissau, o presidente José Mário Vaz continua a receber os actores políticos e da sociedade civil com vista à nomeação do novo primeiro-ministro.

É uma etapa constitucional para a nomeação do Chefe do Governo, que por sinal será Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas.

Esta seria uma segunda decisão de José Mário Vaz, depois de ter sido investido ao cargo do Presidente da Guiné-Bissau, perante um juramento, no qual assumiu respeitar a Constituição e as leis vigentes.

Por decreto presidencial, já nomeou o jurista Octávio Lopes como seu director de Gabinete e nas próximas horas deverá anunciar ao país que Domingos Simões Pereira é novo Chefe do Governo.

Ontem o recebeu na qualidade do presidente do PAIGC.

À luz da Constituição, antes da nomeação ou exoneração do Primeiro-Ministro, o Presidente da Republica, obriga-se a ouvir os partidos políticos com assento parlamentar.

Ainda ontem, além do Partido da Convergência Democrática, do Partido da Nova Democracia, e da União para Mudança, José Mario Vaz, reuniu com o PRS, segunda força política do país.

XS
SM
MD
LG