Links de Acesso

Novela Jikulumessu é suspensa após mostrar cena de beijo gay


Jikulumessu Beijo Gay Angola Transsexuais
Jikulumessu Beijo Gay Angola Transsexuais

Parte da população reagiu indignada às cenas exibidas.

A novela angolana “Jikulumessu” exibiu no dia 28 de Janeiro um beijo gay, protagonizado pelos actores Pedro Hossi e Lialzio Almeida. Parte da população reagiu indignada às cenas exibidas.

Desde então a novela foi suspensa.

Hossi descobriu a suspensão da novela ao tentar assisti-la com sua família, e disse ter ficado assustado com a reacção de parte dos espectadores, e lamentou o que chamou de uma censura da novela.

A produtora Semba Comunicação, responsável pela novela divulgou um comunicado se desculpando por exibir imagens que "possam ter ferido susceptibilidades" e que pessoas "podem ter considerado impróprias", mas diz que a novela "visa a encorajar o diálogo na sociedade sobre a tolerância e o respeito por todos os grupos sociais".

José Paulino dos Santos, filho do Presidente da República de Angola, é produtor e CEO da Semba Comunicação. De nome artístico Coreon Dú, o CEO também viu a suspensão da novela “Jikulumessu” como um acto de censura.

A produtora diz ainda que a história será mudada, tendo sido tomada a decisão de "fazer algumas correções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis para assegurar que a abordagem dos mesmos em ‘Jikulumessu’ mantenha o valor pedagógico inicialmente pretendido”.

A sociedade angolana considera-se conservadora, pelo que muitas das novas tendências têm vindo a chocar os menos liberais.

No entanto, figuras públicas como Titica, Hady Lima, Immani Silva ou Vanuzca são de certa forma admiradas pelo povo.

XS
SM
MD
LG