Links de Acesso

Há aviso de possíveis tempestades em Moçambique

  • Francisco Júnior

Aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique

Aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique

Especialista diz que temperatura das águas do Canal de Moçambique está muito alta

O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) avisa para a eventualidade de novos fenómenos que poderão resultar em inundações e estragos no país.

O aviso ocorre dias depois de o sul de Moçambique ter sido fustigado pelo ciclone Dineo que provocou a morte de sete pessoas, afectou 650 mil e deixou prejuízos no valor de cerca de 16 milhões de dólares.

Os meteorologistas dizem não haver motivos para sossego porque outro fenómeno tropical pode ainda ocorrer, em virtude de as águas do Canal de Moçambique estarem muito quentes.

As temperaturas variam entre 28 e 31 graus e Acácio Tembe, Chefe do Departamento de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia, diz que tais temperaturas são propícias para a ocorrência de ciclones.

Tembe lembra que a época ciclónica, que vai de Janeiro a Abril, ainda vai a meio e pode ocorrer um ciclone, embora sem características tão devastadoras como o que atingiu a Província de Inhambane.

O Chefe do Departamento de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia pede a todos os moçambicanos, em particular os que vivem próximo da costa e de zonas baixas dos rios, para ficarem atentos aos avisos e retirarem-se imediatamente para áreas seguras se esse for o pedido formulado pelas autoridades.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG