Links de Acesso

NOTÍCIA VOA: Aumentou a cultura da liamba em Benguela

  • António Capalandanda

Planta de liamba

Planta de liamba

Polícia descobriu mais plantações de liamba, a que os agricultores recorrem para subsistência

1 Fev 2011 - A inexistência de micro-crédito para o apoio de pequenos e médios produtores agrícolas tem originado o aumento de produção da liamba em Benguela como cultura de subsistência - revelou à Voz da América uma fonte ligada à direcção da polícia nacional.

Segundo a fonte, as autoridades policias descobriram, recentemente, 17 hectares e 6 canteiros de produção de maconha com 272 plantas, na comuna de Tchikyssi. Já na comuna do Passe, município do Bocoio, tinham sido destruídas cerca de 520 plantas de estupefaciente.

Aquele fenómeno, revelou a fonte, regista-se em várias localidades da província com terrenos férteis onde os camponeses se debatem com a ausência de incentivos agrícolas para as suas campanhas anuais. ASs autoridades referem que o fenómeno está em crescimento, mas não o quantificaram.

Refira-se que a polícia de Benguela registou, no ano passado, cerca de 5.191 crimes de natureza diversa - 4.766 comuns e 324 de fórum económico - tendo sido esclarecidos 4.542.

De notar que 95% dos detidos na província, são jovens desempregados numa faixa etária dos 17 a 25 anos de idade. A falta de políticas orientadas para a juventude é apontada como uma das causas principais do crescimento da criminalidade.

XS
SM
MD
LG