Links de Acesso

Nota Pastoral da Ceast surpreende analistas


Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, Angola
Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, Angola

Críticas da Igreja Católica angolana podem indiciar nova postura.

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (Ceast) emitiu ontem uma dura Nota Pastoral em que diz que a falta de ética, a má gestão do erário público e a corrupção generalizada estão na origem da crise económica e financeira em Angola, e não apenas o petróleo, como tem dito o Governo.

Os bispos fazem um radiografia do país, da seca à corrupção, dos valores à partidarização da comunicação social.

Nota Pastoral da Ceast surpreende analistas - 2:27
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00
Faça o Download

Analistas contactados pela VOA mostram-se surpresos com a posição da Igreja e afirmam que os bispos apenas estão a exercer a função de que estavam um pouco arredados.

O jurista Albano Pedro mostra-se surpreendido com a Nota Pastoral porque, segundo diz, a Igreja Católica não tem tido uma postura tão imparcial em Angola, tomando partido em muitos casos.

Pedro lembra que em muitas ocasiões, a Igreja manteve-se impávida e sem qualquer reacção, mas agora “percebe-se que é uma grande surpresa porque tem sido rara”.

Albano Pedro elogiou, no entanto, os bispos e apelou para o comprimento do seu papel no seio da sociedade.

“O papel da igreja na sociedade é muito grande, é uma função altamente mobilizadora, e obviamente um posicionamento desse tipo vai obrigar os membros do Governo a terem um cuidado muito especial nas questões que foram apontadas”, acrescentou aquele jurista.

Por seu lado, o psicólogo Nvunda Tonet acredita que, a partir de agora, a Igreja Católica “vai ter um papel mais decisivo, nomeadamente na influência na gestão e dos conselhos ao Executivo”.

Na Nota Pastoral de ontem, 9, a Ceast criticou também a partidarização dos meios de comunicação social que “devem estar ao serviço de todos”.

No entanto, os órgãos públicos não divulgaram a mensagem dos bispos emitida depois da primeira Assembleia Plenária Anual da Ceast.

XS
SM
MD
LG