Links de Acesso

Nobel inglês despedido após criticar as mulheres na ciência


Imagem de arquivo
Imagem de arquivo

O cientista inglês Tim Hunt, prémio Nobel de fisiologia e medicina em 2001, foi despedido da University Colegge London devido aos seus comentários sobre o comportamento das mulheres no mundo da ciência, confirmou hoje, 11, a universidade.

"Deixem-me contar o meu problema com as mulheres passam-se três coisas quando estás no laboratório: apaixonas-te por elas, elas apaixonam-se por ti e, quando as criticas, choram", foram as palavras do Nobel de 72 anos que levaram ao seu despedimento.

Num comunicado, a universidade anunciou que Hunt "deixou o seu posto como professor honorário da Faculdade de Ciências da UCL após os comentários que fez sobre as mulheres na Conferência Mundial De Jornalistas de Ciência a 9 de junho", na Coreia de Sul. "A UCL foi a primeira universidade em Inglaterra a admitir mulheres em condições de igualdade com os homens e acreditamos que este desfecho se ajusta ao nosso compromisso com a igualdade de género", diz a universidade.

Os comentários de Hunt, pelos quais o cientista se desculpou na Quarta-feira, ainda que tenha mantido o seu conteúdo, suscitaram diversas críticas de cientistas e instituições de investigação.

XS
SM
MD
LG