Links de Acesso

Comunidades muhimbas, kuvales e kuissis recordam Agostinho Neto


Neto convidou os sobas a se integrarem na vida do país.

O primeiro presidente de Angola António Agostinho Neto é recordado pelas comunidades muhimbas, kuvales e kuissis em como terá sido a principal mola impulsionadora para a socialização destas comunidades, que no passado não foram atingidas pela civilização colonial portuguesa.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00
Faça o Download

A afirmação é do Soba grande da comuna do Iona, município do Tombwa, Kovimbo Tyambuila, que testemunhou em 1979 o convite feito por António Agostinho Neto a todos os mucubais, muhimbas e kuvales, que naquela altura, ainda persistiam viver nas montanhas, temendo agruras da administração colonial portuguesa em Angola, para se integrarem na vida do país.

«Dr. António Agostinho Neto, vinha aqui na comuna do Iona em 1979 e eu tinha sido chamado das montanhas para o receber e para o meu espanto ele já sabia o meu nome e disse-me, mais velho kovimbo, vocês todos desçam das montanhas, venham aqui no chão de onde fugiram dos colonos”, recordou o ancião das comunidades muhimbas, no Iona afirmando que Neto lhe tinha dito que “agora os vossos antigos sambos já não têm mais problemas, vão pastar vosso gado livremente, os vossos animais vão comer junto com os animais selvagens”.

O ancião Kovimbo Tyambuila recordou o conselho deixado por Neto sobre a preservação da unidade nacional e a convivência entre pessoas do campo e da cidade.

“O Dr. Agostinho Neto, naquela altura, disse-nos que recebessemos toda a gente que vos visitar, que não tivéssemos nenhum preconceito tribalista ou regionalista”, recordou.

XS
SM
MD
LG