Links de Acesso

"Não haverá guerra em Moçambique", diz antigo negociador da Comunidade de Santo Egídio

  • Francisco Júnior

Armando Guebuza

Armando Guebuza

O Presidente de Moçambique Armando Guebuza visitou, pela segunda vez desde que é Chefe de Estado, na sede da Comunidade de Santo Egídio, em Roma, capital italiana, onde hoje ontem, 2, iniciou uma visita oficial.

À sua chegada, foi recebido por Dom Matteo Zuppi, um dos membros de topo da Comunidade de Santo Egídio, que teve um papel fundamental nos esforços de busca da paz, para Moçambique.

O encontro aconteceu numa das salas do edifício da Comunidade de Santo Egídio, onde decorreram as conversações entre as delegações do Governo e da Renamo e que puseram fim a uma guerra civil de 16 anos.

Neste momento, Moçambique vive, ainda, alguns momentos de tensão, mas os membros da Comunidade de Santo Egídio acreditam que a paz vai durar.

Matteo Zuppi, membro da equipa quadripartida de mediadores das conversações de paz em Roma, diz que tem falado sempre com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e líder da Renamo, Afonso Dlhakama. Afirma estar optimista e pensa que não mais haverá guerra em Moçambique.

XS
SM
MD
LG