Links de Acesso

Novo surto de cólera em Nampula

  • Adina Sualehe

Normas de higiéne continuam a ser desrespeitadas

Normas de higiéne continuam a ser desrespeitadas

Regista-se uma média de 13 casos em vários distritos da província

A província moçambicana de Nampula regista vários casos de cólera nas últimas semanas.

Em média entram nas unidades sanitárias dos distritos mais afectados cerca de 13 pacientes com a doença.

Quando surgiram os primeiros casos de diarreia as autoridades de saúde alertaram a população para a possibilidade de estarem associados à malária e recordaram a necessidade de se tomar medidas básicas de higiene, que, no entanto, continuam a ser ignoradas.

Nesta época chuvosa são frequentes os casos de doenças diarreicas em Nampula, devido ao consumo de água imprópria e o deficiente sistema de saneamento do meio.

Para além disso, grande parte da população não dispõe de latrinas, o que facilita que, na época das chuvas, os dejectos seja arrastados pelas águas.

Este ano já foram registados mais de nove mil casos de diarreias simples na província.

A cidade capital provincial, Nampula, não registou ainda nenhum caso de cólera, mas o centro de tratamento da doença, recentemente reabilitado, está aberto para qualquer eventualidade.

Firmino Anastácio, da repartição de Saúde Publica no distrito de Nampula, disse que a capital está em alerta pois teme-se o alastramento da doença.

Apesar das habituais dificuldades que os activistas enfrentam para divulgar mensagens de prevenção, as autoridades anunciam um reforço das campanhas

Recorde-se que as cidades de Maputo e Matola registam também uma epidemia de cólera.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG