Links de Acesso

Nampula intensifica luta contra o lixo

  • Faizal Ibramugy

Brilho de Nampula é o nome da campanha de 100 dias para a cidade ficar mais limpa. Moçambique, Março, 2014, Faizal Ibramugy, VOA

Brilho de Nampula é o nome da campanha de 100 dias para a cidade ficar mais limpa. Moçambique, Março, 2014, Faizal Ibramugy, VOA

Para além de remoção de lixo através de camiões, funcionários municipais circulam avenida por avenida na recolha e limpeza do lixo.

Na cidade moçambicana de Nampula, o programa Brilho de Nampula introduzido no passado dia 12 de Fevereiro pelos novos titulares municipais, começa já a ter um impacto positivo na melhoria das condições de saneamento da urbe.


Esta posição foi defendida pelos munícipes ouvidos pela Voz da América.

O Brilho de Nampula, termo que em língua local significa “Warya Wamphula”, foi lançado para remover da via pública os montes de lixo e promover campanhas sistemáticas de limpeza das ruas e avenidas da cidade, durante um período de 100 dias.

Para além da remoção de lixo através de camiões, funcionários municipais circulam avenida por avenida na recolha e limpeza do lixo. Porém, o comportamento de alguns munícipes não permite o cumprimento integral das normas estabelecidas no Código de Postura Municipal, no concernente aos horários e as melhores práticas de deposição de lixo, o que faz com que o mesmo seja depositado em locais impróprios e na via pública.

Alguns munícipes dizem que, para além de contribuir na redução de aglomerados de lixo na cidade, o programa poderá minimizar a propagação de várias enfermidades, com destaque para a malária e as diarreias, numa altura em que a cidade se encontra fustigada pela cólera. Só entreFevereiro e Marco, 400 pessoas foram diagnosticadas com cólera.

​O presidente do Conselho Municipal Mahamudo Amurane disse que a ideia é retirar a cidade do actual estado de aparente abandono a que tem estado vetada. Segundo Amurane, com a entrada em vigor deste programa, a partir de 20 de Maio a cidade terá uma nova cara e uma imagem melhorada podendo começar a brilhar e a atrair visitantes.

Para as acções de limpeza previstas neste programa, foram mobilizados vários meios materiais e humanos.

Conforme apuramos o programa cria também novos postos de emprego em Nampula.

Mais de 100 jovens de ambos os sexos foram recrutados para esta actividade.

Mahumudo Amurane, eleito a 1 de Dezembro passado para chefiar o município pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) disse que o programa inclui ainda a pintura de prédios actualmente em avançado estado de degradação.
XS
SM
MD
LG