Links de Acesso

Nampula: Inspectores do trabalho a braços com a polícia

  • Adina Sualehe

Sede do governo provincial de Nampula

Sede do governo provincial de Nampula

Funcionários foram detidos em flagrante delito quando extorquiam 70 mil meticais ao proprietário de um estabelecimento de ensino da língua inglesa.

Dois inspectores do Ministério do Trabalho em Nampula, Moçambiqe, estão a contas com as autoridades policiais pelo seu alegado envolvimento em actos de corrupção.

Os funcionários foram detidos em flagrante delito quando extorquiam 70 mil meticais ao proprietário de um estabelecimento de ensino da língua inglesa sedeado na cidade de Nampula, o Northen Mozambique Internacional School.

Os inspectores foram então detidos juntamente com o proprietário da escola.

Segundo informações da direcção provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social,a, na altura da detenção, os trabalhadores tinham sido escalados para inspeccionar aquela empresa, sobre a qual recaiam suspeitas de irregularidades no seu funcionamento.

Domingos Sambo, o director, disse que esta é primeira vez que a instituição vive uma situação dessas.

Neste momento, o processo dos dois funcionários está a ser averiguado pelas autoridades.

Domingos Sambo acrescentou que, para além do processo na justiça, corre internamente um processo disciplinar.

Caso se apure a veracidade do crime, os funcionários vão responder em tribunal e correm o risco de perder o emprego.

Aquele responsável suspeita que haja mais funcionários do sector envolvidos no caso, pelo que o Gabinete de Combate à Corrupção e a Policia de Investigação Criminal estão a investigar o caso.

Por seu lado, Sérgio Mourinho porta-voz da polícia diz haver funcionários que receberam dinheiro para sonegar informações sobre as irregularidades no funcionamento da empresa em questão.

Até agora nem a policia e nem a instituição em causa revelaram à imprensa as irregularidades, mas acredita-se, no entanto, que sejam relativas a violações da lei do trabalho em vigor em Moçambique.

XS
SM
MD
LG