Links de Acesso

Detidos 20 etíopes em situação ilegal em Nampula


Sede do governo provincial de Nampula
Sede do governo provincial de Nampula

Os etíopes foram surpreendidos pela polícia numa residência onde se escondiam no bairro de Natikiri.

Vinte cidadãos de nacionalidade etíope foram detidos pela polícia moçambicana em Nampula por estarem no país em situação ilegal.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00
Faça o Download

A este grupo acrescenta-se outro de seis estrangeiros que também foram detidos ao longo da semana naquela cidade.

Os visados, alguns dos quais aparentando más condições de saúde, foram surpreendidos pela polícia numa residência onde se escondiam, no bairro de Natikiri, nos arredores da capital provincial.

De acordo com a porta-voz do Comando da Policia em Nampula Zize Panquene os estrangeiros provêm do distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, e o seu transporte para Nampula foi feito por um indivíduo que se pôs em fuga depois de os deixar na residência de um suposto amigo a troco de dois mil meticais. Este valor, segundo apuramos, seria pago ao dono da residência.

Neste momento, decorrem diligências com vista ao repatriamento daquele grupo que, entretanto, diz ter partido daquele país do Corno da África no passado mês de Dezembro, supostamente à procura de melhores condições de vida na África do Sul.

Para além destes 20 etíopes, a polícia deteve outros seis indivíduos estrangeiros sem os respectivos vistos de entrada. Os mesmos desembarcaram ao longo desta semana no Aeroporto Internacional de Nampula. Tratam-se de três chineses, um da República Centro Africana, um guineense e outro de Madagáscar.

De salientar que o transporte de estrangeiros ilegais a partir do norte do país, principalmente da província de Cabo Delgado, tem revertido muito dinheiro para alguns proprietários de viaturas, pois alguns chegam a cobrar entre 850 e 1000 dólares, qualquer coisa entre 25 mil e 30 mil meticais, por cada imigrante.
XS
SM
MD
LG