Links de Acesso

Direcção apostada em travar indisciplina na Secundária de Nampula


Avenida principal de Nampula
Avenida principal de Nampula

"Alguns alunos têm a tendência de copiar aquilo a que assistem nas telenovelas e filmes estrangeiros"

A direcção da Escola Secundaria de Nampula acaba de introduzir uma série de medidas para lutar contra a situação de indisciplina e insubordinação que diz ter tomado conta dos estudantes daquele que é o maior estabelecimento de ensino secundário na região Norte do país.

Falando à reportagem da VOA, a Directora da Escola Secundara de Nampula, Judite Mussacula, disse que aquela instituição indiciou vários estudantes, oito guardas e um número considerável de funcionários cuja função é a de controlar os alunos para que estes não pratiquem actos de indisciplina e não se apresentem nas salas de aula em estado de embriaguês, como aconteceu muito recentemente.

Questionada se aquelas medidas irão surtir efeitos positivos, Mussacula disse que a indisciplina que alguns estudantes cometem tem a ver com a idade dos mesmo e, nalguns casos, associam-se à globalização. Aliás, a nossa entrevistada disse que alguns alunos têm a tendência de copiar aquilo a que assistem nas telenovelas e filmes estrangeiros.

Por outro lado, a directora da Escola Secundária de Nampula nega que alunos daquele estabelecimento de ensino estejam praticar o fecalismo a céu aberto, usando os excrementos para escrever palavras obscenas nas paredes da escola. A respeito disso, Judite Mussacula disse que existe em Nampula, um grupo de jornalistas que,em vez de escrever a verdade, "se limitam a escrever mentiras com o intuito de manchar aquela instituição e principalmente as pessoas que estão a governar".

Recorde-se que a Escola Secundária de Nampula conta com um total de 9.900 alunos e 300 professores.

XS
SM
MD
LG