Links de Acesso

Angola: Desmobilizados das FAPLA pagos a 4 dias das eleições

  • Armando Chicoca

Antigos militares desmobilzados das FAPLA em Namibe durante a sessão de pagamento de indemnizações

Antigos militares desmobilzados das FAPLA em Namibe durante a sessão de pagamento de indemnizações

Foram centenas dos antigos militares que compareceram para receber a recompensa prometida há 20 anos

Depois de vinte anos de reclamação, mais de duzentos ex-combatentes das FAPLA, formaram longas filas, ao princípio da manha desta Segunda-feira defronte ao centro de instrução de condução auto das forças armadas angolanas, localizada nas mediações do Bairro Kassandji e o Estádio Municipal de futebol “Joaquim Morais”, para receberem os subsídios de desmobilização.

No meio das intimidações dos militares em efectivo, a Voz de América conseguiu ouvir aqueles que no passado deram o melhor de si e por isso chamados bravos combatentes, mas que de um tempo a esta parte relegados ao esquecimento.

A alegria transbordou no rosto de mais de duas centenas de ex-militares presentes, quando os primeiros companheiros da fila saíram do interior daquela unidade militar com os bolsos maçudos de Kwanzas, cabendo aos soldados cinquenta e cinco mil e trezentos Kwanzas para os soldados, cerca de cem mil kwanzas para os sargentos, mantendo-se no segredo dos deuses, o subsidio atribuído aos oficiais subalternos e oficiais superiores.

A Voz de América ouviu João Kandimba, soldado desmobilizado das extintas FAPLA, que diz ter ingressado nas forças armadas com 14 anos de idade na cidade do Namibe e ter sido desmobilizado na província do Zaire.

Recebeu 55.354.00 Kwanzas, o equivalente a quinhentos dólares americanos, premio da desmobilização aguardado há mais de 20 anos.

O Major Anacleto do grupo técnico do Estado Maior-General das Forças Armadas que garantiu que serão pagos todos desmobilizados das FAPLA, alistados neste processo em curso.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG